quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Finalizadas : Lanternas Dodge 1972

Mais um tópico com lanternas de dodge (espero não estar sendo repetitivo), mas como a maioria sabe é o ano do meu dodge, e as peças responsáveis pela minha entrada nesse ramo de restaurações, mas este é assunto para outro post...
Estas são peças que originalmente equipavam os dodges nacionais em 1972.
Conversando com o engenheiro responsável pela qualidade na fábrica, perguntei o porquê de não construírem-nas com moldura metálica (como as 71 ou 75+). O estimado senhor me disse categoricamente que o motivo era custo, simplesmente.

Essas peças eram fabricadas por uma empresa já extinta e usava o policarbonato, injetando uma peça única que envolvia a lente vermelha, a transparente e a prória moldura.
Com o passar dos anos, as peças de reposição foram se extinguindo (as primeiras as do passageiro, já que o dodge não tinha retrovisor nesse lado).
Vários artifícios foram usados: massa plástica, durepoxi (o do meu dodge estava moldado com isso), araldite, pedaços de parachoque e uma infinidade de materiais que a criatividade permitia.

O policarbonato usado era transparente, qual a saída que encontraram na época: usar um artifício de espelho, pintura na parte interna, dando externamente um acabamento cromado.
Criativo, mas com pouca vida útil. Essa tinta descascava, criando um aspecto horrível nas peças.
Nas restaurações que eu faço, o acabamento cromado é aplicado EXTERNAMENTE na peça, dando o acabamento a seguir mostrado.
Essas peças são do xará Fábio Neves.
Antes do trabalho, sem as bordas e pintadas de prata ou cinza.
Aí o material que foi retirado das "tentativas" já feitas de recuperação.
Os bojos recuperados e pintados.
Finalmente as peças prontas.
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário