quarta-feira, 24 de abril de 2013

Finalizados - Grades Dodge Dart 72, Lanternas Dodge 73 e Grades Dart GC e GS.

Olá Caros Amigos! Bem Vindos!

Abaixo alguns trabalhos que finalizei nos últimos dias.

Grades dos darts 72, o chapão do dart 68 americano e as super calotas da linha 72. Tudo isso vai ficar aqui no RS, de quem será?




Abaixo dois pares de lanternas ano 73 novas originais mopar que finalizei para o acervo. Na verdade elas somente passaram por uma revitalização. Estiveram esquecidas em prateleiras até chegarem aqui e sofreram bastante, mas agora estão em forma novamente.
As 74 são as mesmas peças, o que muda é somente a pintura da faixa cinza obedecendo a troca de ano.
São peças, muito raras por si só, imaginem novas e sem uso? Infelizmente o valor delas não é baixo, admito, afinal, peças dessas in natura, quebradas ou sem par formado, já contam com valores altos pela raridade, nesse caso, pela exclusividade. Obviamente tenho alguns pares originais para serem restaurados, superiores a qualquer tentativa de reprodução amadora. Detalhes que somente quem já montou um carro antigo sabe: o encaixe de uma peça original, e o acabamento que ela proporciona, sem dores de cabeça posteriores.



Abaixo as grades dos darts 73-74. São peças de plástico, com detalhes muito delicados e sensíveis. Hoje é difícil encontrar peças dessas sem algum quebrado. As do gran sedan e do gran coupe possuíam o detalhe do gradeado em cinza, enquanto que nos darts mais simples, o mesmo era preto.
Outra curiosidade que poucos conhecem é de que algumas peças dessas possuem os suportes em aço, enquanto outras são totalmente compostas por material polimérico. Isso se deve aos primeiros lotes a matriz de injeção não proporcionar o enchimento completo, ou seja algumas extremidades (os suportes) acabavam por não ser injetados. O problema é que isso aconteceu pouco tempo antes do salão do automóvel de 73. A solução encontrada pelo staff da fábrica: prender os suportes cortados em aço por meio de rebites na peça.
Com o passar dos meses o projeto da matriz foi ajustado e culminou em peças completas e bem acabadas. Imaginem isso sem auxílio de um programa de molding flow há 40 anos atrás...
Sinceramente hoje, eu prefiro essas com fixação de aço, pois são muito resistentes e ajudam a reforçar a estrutura. Em vários trabalhos sou obrigado a trocar. Tenho essas peças cortadas no laser com mating perfeito.
A pintura obedece o padrão original nas 3 cores: preto, cinza e argenta. O argenta é a cor com textura que é aplicada nas paredes internas da "boca" da grade. É difícil de copiar, ainda mais com a textura que as peças originais apresentavam. 


As grades restauradas com todos os suportes antes de receberem o argenta.

Abaixo as molduras com a etapa de pintura finalizada.

Obrigado pela visita!.

7 comentários:

  1. Hola, estoy por aquí de nuevo, viendo actualizaciones. Excelente post, felicitaciones.
    Un gran saludo desde:
    http://automotores-de-alta-gama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. preciso da grada do dart 74 qual o preço?

    ResponderExcluir
  3. preciso da grada do dart 74 qual o preço?

    ResponderExcluir