segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Como as tuas peças são recuperadas.

Bem Vindo.
Neste post vou apresentar as etapas que as peças (das várias lanternas que apresento) passam durante meu trabalho. Lógico que dependendo do modelo, pode variar entre um modelo e outro a sequência e um ou outro procedimento, mas nesse modelo apresentado é como descrito.

Esta primeira etapa consiste na desmontagem e confirmação do orçamento dado pelas fotos enviadas. Em muitas vezes vêm muitas peças quebradas junto e preciso "montar o quebra cabeça" para ver o que falta e organizar o roteiro para realizar a restauração.


Nessa etapa executo uma minuciosa limpeza, removendo tudo que não faz parte da peça (materiais de restaurações antigas, terra, poeira, cola, massa, e um enorme etc).
É nessa etapa que a peça é reconstituída, remoldada e recebe o material polimérico, onde não existem partes. O acabamento, após a cura é feito manualmente peça a peça, independente do tamanho do lote. É a parte mais importante de todas, afinal são peças de 30, 40 ou mais anos de existência, ao sol, chuva e sujidades. Aí que o "feeling" e tato do profissional fala mais alto. Infelizmente não posso esclarecer as minúcias, pois esta etapa é o grande diferencial do trabalho.


"The next step" é a aplicação do revestimento com acabamento cromado. Para isso a superfície da peça base deve estar com ótimo nivelamento e com todos os trincos, quebrados recuperados.


A última etapa é a aplicação das máscaras de pintura e a aplicação da mesma sobre a peça.


Obrigado pela visita e continuem acompanhando o blog!

Um comentário:

  1. Buenas Fábio!
    Ótimo post, ficou bom mesmo. Ainda mais quando citas que o "feeling" do profissional.
    Um grande abraço (ainda devendo o post das lanternas), Blog do Garboso.

    ResponderExcluir