terça-feira, 31 de agosto de 2010

Post - Peças novas ou restaurar as originais?

Olá Visitante.
Esta questão é bem particular. Nesse tempo que estou prestando estes serviços, tenho me deparado com muitos trabalhos difíceis em que a criatividade está sempre sendo desafiada. Além disso a diversidade de gostos, uns pelo original, outros pelo customizado "vintage", outros ainda agregando modernidades, tornam o trabalho ainda mais exclusivo.
Algumas pessoas valorizam mais as peças originais, independente do estado da mesma. Nesses casos o ideal é um trabalho de revitalização, mantendo as características de cor, textura e outras características originais da peça. Este tipo de "job", confesso, é o mais difícil pois lidamos com objetos que podem ter 40 anos ou mais de idade. O cuidado com a mesma tem que ser redobrado, pois estão fragilizadas pelo sol e intempéries sofridas ao longo dos anos. Em muitos casos o resultado é ótimo, em outros bom, tudo SEMPRE vai depender do estado inicial da peça, respeitando o limite da mesma.
O outro lado da moeda, seria uma restauração total com aplicação de materiais modernos, fabricação de peças novas usando tecnologias disponíveis (na maioria das vezes, superiores às originais), recoberturas e reconstituições. Nesse caso o resultado tem muito mais chances de gerar um resultado fantástico e com uma durabilidade interessante.
A compra de peças novas importadas (quando viável) também é uma boa alternativa, e em vários casos com ótima qualidade. É claro que muitas empresas estão fazendo a etapa "manufacturing" no oriente, isso em alguns casos compromete a qualidade e originalidade. O preço também pode ser um limitante, devido a comissões e pagamento de impostos. Em alguns casos as peças ainda perdem pontos pois não tem mais as marcas e chancelas da fábrica.
Uma restauração, em suma, busca resgatar as carasterísticas originais da peça. Isso pode ser alcançado até certo ponto, o material da peça deve estar apto a receber as coberturas e material de enxerto. Um exemplo definitivo é uma recromagem de peça em zamac. Dependendo do estado da mesma, pode resultar em uma peça perfeita, ou simplesmente aceitável.

Então, depois de ler o post, escolha o tipo de trabalho que você mais simpatiza para o seu estimado antigo, lembrando que todos os trabalhos que me dedico saem do ateliê em sua melhor forma, afinal eu sei bem como é a expectativa envolvida.
Um abraço! E obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário